Tira dúvidas : menstruação & cólicas!




Por mais que você não queira, você não vai escapar dela: chega uma hora na vida de toda garota que ela aparece uma vez por mês e fica quase uma semana na sua companhia. Ela é chata e incomoda, mas ao mesmo tempo, mostra que você está virando mulher. Já sabe de quem, ou melhor, do que estamos falamos? Acertou quem disse menstruação! Mas será que você sabe tudo sobre o assunto? Para tirar as dúvidas mais frequentes sobre o tema e para atender ao pedido de uma leitora (a Adriany Santos) resolvi fazer esse post com muito amor e carinho (até mesmo porque eu particularmente sofro muito com isso). Bora ver?

  • O que é menstruação? 
É o sangramento mensal resultante da descamação do endométrio, o revestimento interno do útero.
  • Por que as mulheres menstruam?
Todo mês a mulher se prepara para engravidar e aí ela ovula, ou seja, todo mês acontece a liberação de um óvulo. Se ele não for fecundado (se não encontrar um espermatozoide pelo caminho), 14 dias após essa liberação, acontece o sangramento para que o útero se prepare novamente para um novo ciclo.
P.S: Se o óvulo encontrar um espermatozoide pelo caminho… Depois de nove meses você vê o resultado…
  • Com que idade, em média, as mulheres menstruam?
Dos nove aos 15 anos é esperado que aconteça o primeiro sangramento menstrual. Em média acontece por volta dos 12 a 13 anos.
  • Até que idade é normal ficar com a menstruação desregulada?
Em média, após os 15 anos a menstruação se regula. Se isto não acontecer, é interessante procurar um ginecologista para investigar problemas hormonais.
  • É normal menstruar bastante?
É comum as adolescentes terem um maior fluxo menstrual. Mas se o sangramento for excessivo, do tipo que leva a pessoa à anemia e atrapalha suas atividades do dia a dia, então a garota deve procurar um médico para que ele faça um diagnóstico.
  • O que é a cólica e por que algumas garotas têm mais e outras menos?
A cólica é uma dor resultante da contração do útero, que expulsa o sangue menstrual. Ela é provocada por uma série de substâncias inflamatórias que o endométrio (revestimento interno do útero) produz. Algumas garotas têm mais e outras menos essas substâncias, e, por isso, ocorre essa variação de intensidade da cólica.
  • Existe algum alimento que aumenta a cólica? Outro que diminui?
Não, a cólica menstrual não está relacionada a nenhum tipo de alimento.
  • Em relação ao absorvente: garotas virgens podem usar absorvente interno?
Podem, sim. Desde que sejam inseridos adequadamente e que sejam modelos próprios para adolescentes, os “teens”, que não causam ruptura do hímen.
  • Por que as garotas sofrem de TPM –Tensão Pré Menstrual? É normal?
A TPM acontece por conta da “queda” dos hormônios para que aconteça a menstruação. Eles desregulam algumas substâncias no cérebro que regulam o humor. Pode acontecer em intensidade variável de mulher para mulher e piora nos períodos de estresse. Ela é esperada, mas tem tratamento.

  Agora veja o que é mito e o que de fato pode te ajudar nesses dias de tensão :  

  • Colocar uma bolsa de água quente na barriga ajuda
Verdade. O calor aumenta a dilatação das paredes do útero, facilitando a liberação do óvulo e das paredes do endométrio (é esse movimento uma das causas da cólica).
  • Fazer ginástica alivia a cólica
Verdade. Ao se exercitar, seu organismo libera hormônios que ajudam a aliviar a tensão e isso acaba diminuindo a dor. Por isso, mantenha a sua rotina de academia mesmo menstruada.
  • Absorvente interno piora a cólica.
Mentira. O absorvente interno não chega a encostar no útero, ele apenas obstrui o canal vaginal, retendo o fluxo menstrual. Você nem deveria perceber que está usando ob. Se você sempre sente desconforto, pode ser que não esteja colocando o absorvente corretamente.
  • Remédios aliviam a dor
Verdade. Mas não pode ser qualquer remédio. O ideal é que o medicamento seja indicado pelo seu ginecologista, que vai recomendar um produto específico para cólica e, o mais importante, com uma dosagem de analgésico exata para o seu caso. 
  • Tomar banho e lavar a cabeça piora a cólica
Mentira. Aliás, que lógica isso teria? Desapegue das crendices da sua avó e siga com sua rotina normal.
  • Sair descalça piora a cólica
Oi? Outra da época da sua avó. O que pode piorar de verdade a dor é a tensão e o nervosismo que chegam com ela.
  • Tomar anticoncepcional melhora a cólica
Verdade. O uso da pílula faz com que você não ovule e, assim, o endométrio deixe de produzir em excesso uma substância chamada prostaglandina, uma das causas da cólica menstrual. Em alguns casos, os ginecologistas até recomendam pílulas com baixa dosagem hormonal para adolescentes. Mas só um pouco de cólica não é motivo para tomar o anticoncepcional, ok?

A cólica por si só já é bem chata. Se ela vier junto com febre ou com uma intensidade que impede você de ir à escola ou levantar da cama, procure um médico. Espero ter ajudado vocês. Muchos besos <3 


Nenhum comentário:

Postar um comentário